13.12.07

(2) O mundo em 1957 - do Sputnik ao computador


Começava a conquista do espaço : 4 Outubro 1957



Fonte: 'História do Século XX' , CD7 'A nova sociedade de consumo 1956-1968', ed. PUBLICO

1957 - Em 4 de outubro, a não mais existente URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) lançou o foguete Sputnik, (viajante, em russo), o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra, ou seja, o primeiro satélite artificial terrestre, iniciando a corrida espacial com os Estados Unidos, como parte da disputa tecnológica da Guerra Fria.O Sputnik 1 era uma esfera de alumínio com menos de 50 cm de diâmetro e 83 quilos, com quatro antenas e dois transmissores de rádio, que transmitiam ininterruptamente sinais de rádio para a Terra. Foi lançado por um foguete R7, o antepassado do Soyuz.O satélite 1 levou instrumentos para medir a temperatura e a densidade da alta atmosfera. Enviou esses dados por 21 dias, até que suas baterias se esgotaram. Depois de passar 96 dias em órbita, o Sputnik 1 reentrou na atmosfera e incendiou-se, devido ao atrito provocado pelo ar. Como resposta, em janeiro de 1958, os Estados Unidos lançaram o Explorer 1 .

Também em 1957 foi lançado pela "NCR Corporation" o NCR 304, o primeiro computador comercial totalmente construído com componentes de estado sólido (transistores).

Russell Kirsch obteve a primeira imagem digital. Foi feita a partir de uma foto de seu filho, Walden, então com três meses. Era uma imagem em preto e branco, de baixa resolução, com apenas 5 X 5 cm, (...) Juntamente com alguns colegas, que haviam desenvolvido o primeiro computador programável, o SEAC (Standards Eastern Automatic Computer), criou o primeiro scanner com tambor rotativo.

A pergunta “O que aconteceria se os computadores pudessem olhar para as imagens?” abriu caminho para as imagens de satélites, scanners, código de barras... Em 2003, os editores da revista "Life" escolheram a foto do filho de Kirsch, como uma das “100 fotografias que mudaram o mundo”.

Fonte: história do computador e da internet

Sem comentários: